"REGULAMENTO DE CONTRATA€ÇO E GESTÇO DE RECURSOS HUMANOS MANUAL DE GESTÇO DE RECURSOS HUMANOS O presente Manual de GestÆo de Recursos Humanos, tem como finalidade estabelecer as bases das rela‡äes trabalhistas e os principios fundamentais da gestÆo de pessoas. Seu objetivo principal ‚ oferecer … institui‡Æo um conjunto padronizado de normas e orienta‡äes aplic veis aos colaboradores contratados sob o regime da CLT (Consoli- da‡Æo das Leis do Trabalho). Por meio deste manual, busca-se garantir que todos os funcion rios tenham acesso, de forma clara e objetiva, …s informa‡äes que dizem respeito … sua trajet¢ria profissional enquanto funcion rios, incluindo seus direitos, deveres e responsabilidades no exerc¡cio de suas atividades. Neste regulamento, serÆo apresentadas as pol¡ticas e diretrizes dos processos de recursos humanos, com o prop¢sito de viabilizar o cumprimento da missÆo principal da organiza‡Æo. CAPÖTULO I DO CONTEéDO DO REGULAMENTO O Manual de Recursos Humanos compreendem os subsistemas conforme apresentado abaixo: CAPÖTULO II RECRUTAMENTO E SELE€ÇO -Recrutamento Externo: serÆo realizadas a sele‡Æo de curr¡culos existentes no arquivo de dados, que os candidatos encaminham por e-mail ou entregue pessoalmente na unidade escolar, e a sele‡Æo para o processo seletivo ‚ realizado pela  rea de recursos humanos. -Processo Seletivo: o candidato pr‚-selecionado, ser  convocado para uma entrevista pessoal, o candidato preencher  uma ficha avaliativa, a fim de conhecermos cada participante, sobre suas experiˆncias, para o preenchimento da vaga que est  em questÆo. O candidato selecionado vai ser comunicado por via contato telef“nico, ‚ solicitado os documentos, e tendo o prazo de at‚ um dia para entrega." "O candidato admitido dever  entregar pessoalmente os documentos necess rios na unidade que prestar  servi‡os. ? 01 C¢pia - Carteira de Trabalho e Previdˆncia Social; ? 01 C¢pia - Cadastro PIS; ? 01 C¢pia - C‚dula de Identidade; ? 01 C¢pia - Cadastro de Pessoa F¡sica; ? 01 C¢pia - T¡tulo de Eleitor; ? 01 C¢pia - Diploma (autenticado); ? 01 C¢pia - Certificado de conclusÆo e hist¢rico (autenticados); (No caso de rec‚m-formados). ? 01 C¢pia - Comprovante de vacina‡Æo ? todas as vacinas; ? 01 C¢pia - CertidÆo de casamento ou nascimento; ? 01 C¢pia - Comprovante de endere‡o atual com bairro e CEP; ? 01 C¢pia - Certificado de Reservista; ? 02 Fotos 3x4; ? 01 C¢pia da Conta Corrente ? Banco do Brasil S/A ? 01 C¢pia do Exame M‚dico e Admissional; ? 01 C¢pia do Antecedente Criminal; ? Declara‡Æo Racial (A declara‡Æo deve ser manuscrita); EM CASO TENHA FILHOS MENORES: ? 01 C¢pia - CertidÆo de nascimento dos filhos; ? 01 C¢pia - Caderneta de Vacina‡Æo at‚ que todas sejam realizadas; ? 01 C¢pia - CPF dos filhos. ? Declara‡Æo de frequˆncia escolar; - Do Prazo de Contrata‡Æo: ? Substitui‡Æo de Quadro: Prazo m ximo de 45 dias ap¢s o desligamento do colaborador antecessor, incluindo licen‡a maternidade. ? Aumento de Quadro: ap¢s a delibera‡Æo do Conselho Administrativo e solicita‡Æo ao departamento de Recursos Humanos. CAPÖTULO III ADMINISTRA€ÇO PESSOAL Exames Peri¢dicos: Os exames de sa£de laboral dos colaboradores serÆo comunicados de seus vencimentos pela gestÆo da unidade de trabalho e previamente agendado pelo Recursos Humanos. Os prazos de vigˆncia dos exames laborais sÆo: GestÆo e Corpo Docente: 12 meses. Cozinheira: Semestral com realiza‡Æo de exames cl¡nicos e patol¢gicos. Grupo de apoio (limpeza): Semestral. Grupo de apoio (cozinha): Semestral com realiza‡Æo de exames cl¡nicos e patol¢gicos. Troca de fun‡Æo: os colaboradores que forem promovidos ou transferidos, por determina‡Æo do equipe administrativa, receberÆo a guia de encaminhamento para realizar o exame de troca de fun‡Æo que ser  entregue pela sua gestÆo imediata. F‚rias: As colaboradoras tˆm direito a 30 (trinta) dias de f‚rias no per¡odo de 12 (doze) meses" "de trabalho, conforme previsto na Consolida‡Æo das Leis do Trabalho (CLT), as f‚rias. As f‚rias devem ser utilizadas preferencialmente durante o recesso escolar (julho, dezembro ou janeiro), conforme o calend rio da Secretaria de Educa‡Æo. O per¡odo exato de f‚rias ser  determinado pela Dire‡Æo, levando em conta as necessidades da institui‡Æo. Professora de educa‡Æo infantil: terÆo prioritariamente o per¡odo de gozo de f‚rias no mˆs de janeiro. GestÆo: terÆo seu per¡odo de gozo de f‚rias ao longo do per¡odo letivo. Grupo de Apoio (Cozinha e Limpeza): terÆo o per¡odo de gozo de f‚rias nos meses que terÆo recesso escolar. CAPÖTULO IV FECHAMENTO DE FOLHA DE PAGAMENTO O fechamento da folha de pagamento ocorre na £ltima semana de cada mˆs, as informa‡äes para folha sÆo entregues a contabilidade at‚ o dia 24 de cada mˆs, incluindo justificativas de faltas, atestados m‚dicos e demais ocorrˆncias. Ap¢s essa data qualquer informa‡Æo poder  ser considerada apenas para o mˆs seguinte. A conferˆncia dos lan‡amentos na folha ‚ de responsabilidade do administrativo, podendo o colaborador solicitar esclarecimentos no prazo de 03 (trˆs) dias ap¢s o pagamento. Registro de Ponto: Conforme estabelecido pelas leis da CLT, todas as colaboradores sÆo OBRIGADAS a relizar a marca‡Æo do ponto nos per¡odos abaixo: ? Entrada; ? Sa¡da para almo‡o; ? Retorno do almo‡o; ? Sa¡da. Toda vez que a colaboradora, precisar se ausentar na unidade, dever  ser comunicado no caderno de controle de justificativa. Informamos que cada colaboradora ‚ respons vel pelo correto preenchimento e controle do seu cartÆo de ponto, o seu esquecimento da marca‡Æo, serÆo advertidas verbalmente pela gestÆo. Atestado m‚dico ? o atestado m‚dico dever  conter: identifica‡Æo do funcion rio, identifica‡Æo da institui‡Æo que emitiu, com endere‡o e telefone da mesma, identifica‡Æo do m‚dico respons vel pelo atendimento, com carimbo constando o n£mero do CRM. Declara‡Æo de horas ? S¢ justifica o per¡odo do atendimento, podendo haver descontos das horas nÆo trabalhadas. O atestado m‚dico/declara‡Æo de horas dever  ser entregue em at‚ 48 horas ap¢s a emissÆo do mesmo. Ausˆncias ? toda ausˆncia prevista dever  ser comunicada e autorizada pela gestÆo imediata, como consultas pr‚-agendadas.As ausˆncias deverÆo ser justificadas, atrav‚s do formul rio interno de justificativa individual, com o comprovante em anexo, respeitando a base legal." "SÆo consideradas ausˆncias abonadas: a) 05 dias £teis ? Falecimento de c“njuge, companheiro (a), ascendentes ou descendente. b) 05 dias £teis ? Licen‡a matrim“nio, a partir da data. c) 02 dias ? Por determina‡Æo da justi‡a eleitoral, diante comprova‡Æo da convoca‡Æo da justi‡a eleitoral, desde que acordado antecipadamente. d) 120 dias ? Licen‡a maternidade. e) Comparecimento em ju¡zo (audiˆncias). ? Em caso de afastamento m‚dico prolongado em que o colaborador esteja impossibilitado de locomo‡Æo, ser  aceito o envio do documento por e-mail em at‚ 48 horas desde que o original seja entregue no ato do retorno ao trabalho. ? Atestados de horas que nÆo estÆo previstos em lei, caso o colaborador nÆo compare‡a ao trabalho no restante do dia, estar  sujeito aos descontos de horas. ? Atestados de acompanhamento de parentes (exceto filhos (as) menores de 14 anos) estar  sujeito ao desconto do dia ou das horas, conforme previsto em conven‡Æo coletiva. Remunera‡Æo: Os sal rios sÆo estabelecidos pela conven‡Æo coletiva do sindicato, e descritos no plano de trabalho vigente. CAPÖTULO V NORMAS E CONDUTA I.  obriga‡Æo do colaborador preservar e zelar, pelos equipamentos utilizados no trabalho, bem como manter a organiza‡Æo do seu espa‡o de trabalho (sala de aula, secret ria e cozinha e demais ambientes da unidade de trabalho); II. O uso dos equipamentos (impressora, computadores, materiais pedag¢gicos) exclusivamente profissional; III. O uso do celular ‚ proibido no hor rio de trabalho; IV. Cada funcion rio, ‚ respons vel pelo seu pertence, e devem ser guardados no seu arm rio fornecido. V. Obrigat¢rio o uso de uniforme ou roupa confort vel e comportada. DIREITOS E RESPONSABILIDADES DOS COLABORADORES I. Efetuar com presteza e comprometimento as fun‡äes previstas pelo cargo que exerce; II. Registrar o ponto de frequˆncia, conforme procedimentos estabelecidos. III. Ser ass¡duo e pontual. IV. Proceder com respeito para com os seus colegas de trabalho, prestadores de servi‡os e visitantes independentes do grau hier rquico." "V. Conhecer e cumprir as normas da empresa, compreendˆ-las e respeit -las. VI. Levar ao conhecimento da chefia imediata qualquer assunto de al‡ada decisiva. VII. Zelar pela conserva‡Æo e limpeza dos bens patrimoniais, utilizando-os sem desperd¡cio em seu trabalho e comunicando qualquer irregularidade a gestÆo imediata. VIII. Atender as orienta‡äes e instru‡äes de seus superiores hier rquicos. IX. Cumprir a jornada de trabalho conforme contrato afirmado DEMISSÇO As demissäes podem ocorrer por iniciativa do colaborador ou da gestÆo, com ou sem justa causa, em causa de demissÆo sem justa causa, a SOL ENCANTADO, cumprir  com as suas obriga‡äes legais, incluindo aviso pr‚vio, saldo de sal rio, f‚rias proporcionais e 13ø sal rio proporcional. A homologa‡Æo da rescisÆo ser  feita conforme a Consolida‡Æo das Leis do Trabalho (CLT). O colaborador desligado dever  devolver os uniformes, que foram fornecidos. A rescisÆo do contrato de trabalho poder  resultar de: ? Livre e espontƒnea vontade do profissional (Pedido de demissÆo); ? Vontade unilateral do empregador (rescisÆo sem justa causa); ? RescisÆo com justa causa ap¢s o processo interno de apura‡Æo de ocorrˆncia." "CAPITULO VI DESCRI€ÇO DE CARGOS DIRETOR" "? Coordenar a constru‡Æo do Projeto Pol¡tico Pedag¢gico e organizar as formas de acompanhamento de sua implementa‡Æo em conjunto com a comunidade Educativa, garantindo a diretriz Qualidade Social de Educa‡Æo. ? Acompanhar a elabora‡Æo e a execu‡Æo de todos os projetos da escola. ? Organizar, junto aos integrantes da Unidade Educacional, as reuniäes intra e inter segmentos. ? Coordenar a organiza‡Æo interna da unidade, assegurando a sua execu‡Æo. ? Garantir a organiza‡Æo e atualiza‡Æo do acervo, recortes de leis, decretos, portarias, comunicados e outros, bem como a sua ampla divulga‡Æo … Comunidade Educativa. ? Zelar para que o pr‚dio e os bens patrimoniais da unidade educacional sejam mantidos e preservados: ? coordenando e orientando todos os profissionais da unidade sobre o uso dos equipamentos e materiais de consumo; ? coordenando e orientando a equipe quanto … manuten‡Æo e conserva‡Æo dos bens patrimoniais, realizando o seu invent rio anualmente ou quando solicitado pela administra‡Æo superior;" "? adotando medidas que estimulem a comunidade a se co-responsabilizar pela preserva‡Æo do pr‚dio e dos equipamentos, informando aos ¢rgÆos competentes as necessidades de reparos, reformas e amplia‡äes. ? Coordenar e acompanhar as atividades administrativas relativas a: a) folhas de frequˆncia; b) fluxo de documentos da vida escolar; c) fluxo de documentos da vida funcional; d) fornecimento de dados, informa‡äes e outros indicadores aos ¢rgÆos centrais, respondendo por sua fidedignidade e atualiza‡Æo; e) comunica‡Æo …s autoridades competentes e ao Conselho de Escola dos casos de doen‡a contagiosa e irregularidades graves ocorridas na Unidade Educacional; f) ado‡Æo de medidas de emergˆncia em situa‡äes nÆo previstas, comunicando-as, incontinente, … Chefia Imediata e participando ao Conselho de Escola. ? Garantir a circula‡Æo e o acesso de toda a informa‡Æo de interesse … comunidade educativa. ? Organizar os hor rios de trabalho com os integrantes da unidade de acordo com as normas previstas na legisla‡Æo vigente, ouvidos os interessados e compat¡veis com o Projeto Pol¡tico Pedag¢gico. ? Decidir, junto … Comunidade Educativa, sobre os recursos interpostos pelas crian‡as (alunos) e seus respons veis, relativos … avalia‡Æo da aprendizagem. ? Participar com a Comunidade Educativa de Programas e Projetos Sociais que possibilitem a integra‡Æo da unidade educacional com o contexto s¢cio cultural e hist¢rico. ? Articular a reflexÆo e o registro das pr ticas possibilitando a transforma‡Æo da a‡Æo educativa. ? Promover a articula‡Æo entre os diferentes segmentos da Unidade Educacional, assegurando a participa‡Æo de todos, dentro dos princ¡pios da democratiza‡Æo da gestÆo; ASSISTENTE ADMINISTRATIVO ? Respons vel pelo acompanhamento da entrada e sa¡da dos funcion rios; ? Acompanhar as frequˆncias dos colaboradores, ? Respons vel pela solicita‡Æo dos benef¡cios vale transporte e vale alimenta‡Æo; ? Atendimento na secretaria: ? Fechamento de folha; ? Zelar pela manuten‡Æo da creche informar reparos a serem efetuados; ? Envio dos documentos, para o lan‡amento da presta‡Æo de contas no Sistema Siconvinho. ? Envio das contas para pagamento; ? Comunica‡Æo e postagem no site junto com a diretor." "COORDENADOR PEDAGàGICO ? Elaborar o plano de a‡Æo da Coordena‡Æo Pedag¢gica em consonƒncia com o Projeto Pol¡tico-Pedag¢gico escolar; ? Estimular, acompanhar e participar da elabora‡Æo do Projeto Pol¡tico- Pedag¢gico, junto com os demais segmentos da escola; ? Coordenar as atividades Pedag¢gicas; ? Participar de reuniäes semin rios, capacita‡äes e programas de forma‡Æo continuada; ? Trabalhar os dados estat¡sticos dos resultados de desempenho da crian‡a, visando … melhoria do processo ensino e aprendizagem; ? Identificar, planejar, organizar e executar as propostas e a‡äes voltadas ao processo de forma‡Æo continuada dos docentes; ? Zelar pelo cumprimento do calend rio escolar; ? Disponibilizar informa‡äes e apoio …s necessidades dos professores no planejamento curricular; ? Acompanhar e avaliar junto aos educadores o processo cont¡nuo de avalia‡Æo, nas diferentes atividades e componentes curriculares, bem como garantir o processo de registro pedag¢gico; ? Analisar os dados obtidos referentes …s dificuldades no processo de ensino aprendizagem, garantindo a implementa‡Æo de a‡äes voltadas para sua supera‡Æo; ? Manter-se atualizado quanto …s novas metodologias educacionais bem como acompanhar e divulgar na unidade educacional as recentes teorias e pesquisas pedag¢gicas; ? Organizar e sistematizar a comunica‡Æo de informa‡äes sobre o trabalho pedag¢gico junto aos respons veis dos alunos; ? Comunicar aos ¢rgÆos e setores competentes depois de esgotados todos os recursos os casos de maus tratos, faltas e evasÆo escolar; ? Organizar e garantir o trabalho coletivo docente bem como estimular a criatividade dos professores; ? Participar na elabora‡Æo, articula‡Æo e implementa‡Æo de a‡äes integrando a unidade educacional … comunidade e as organiza‡äes sociais voltadas para as pr ticas educacionais; PROFESSOR DE EDUCA€AO INFANTIL ? Realizar atividades recreativas e trabalhos educacionais com as crian‡as atrav‚s de jogos, brincadeiras, desenhos e colagens; ? Acompanhar e orientar as crian‡as durante as refei‡äes, estimulando a aquisi‡Æo de bons h bitos alimentares, auxiliando as crian‡as menores na ingestÆo de alimentos na quantidade e forma adequada, oferecer mamadeira aos bebˆs, tomando o devido cuidado com o regurgito; ? Cuidar, estimular e orientar as crian‡as na aquisi‡Æo de h bitos de higiene, trocar fraldas, dar banho e escovar os dentes; ? Observar o comportamento das crian‡as durante o per¡odo de repouso e no" "desenvolvimento das atividades di rias, prestando os primeiros socorros quando necess rio e/ou relatando as ocorrˆncias nÆo rotineiras … chefia imediata para providˆncias subsequentes; ? Garantir a seguran‡a das crian‡as na Unidade Educacional; ? Cuidar do ambiente e dos materiais utilizados no desenvolvimento das atividades, organizando os objetos de uso pessoal das crian‡as; ? Planejar e promover atividades educativas junto …s crian‡as; ? Elaborar seu plano de trabalho, selecionando atividades e estrat‚gias que atendam aos objetivos propostos; ? Observar constantemente o educando, procurando identificar necessidades nas carˆncias de ordem social, psicol¢gica, material ou de sa£de que possam interferir no seu desenvolvimento, encaminhando-o aos servi‡os especializados de assistˆncia; ? Planejar as atividades do curso, sob orienta‡Æo da Assessoria Pedag¢gica, selecionando ou preparando textos e materiais pedag¢gicos adequados, para obter um roteiro que facilite as atividades educativas e o relacionamento educador - educando; ? Ensinar e cuidar das crian‡as bem como orientar na constru‡Æo do conhecimento; ? Elaborar projetos pedag¢gicos; ? Planejar a‡äes did ticas e avaliar o desempenho das crian‡as; ? Preparar o material pedag¢gico e contribuir com a organiza‡Æo do trabalho na unidade educacional; ? Registrar as atividades (relat¢rios) desenvolvidas bem como todas as ocorrˆncias pertinentes para possibilitar a avalia‡Æo do desenvolvimento do aluno; ? Programar e participar de reuniäes do Conselho Escolar juntamente com os pais e respons veis dos educandos sob sua responsabilidade, esclarecendo-os quanto … a‡Æo educativa desenvolvida junto …s crian‡as; ? Participar do trabalho coletivo da equipe escolar, inclusive participa‡Æo nos grupos de forma‡Æo permanente e reuniäes pedag¢gicas; ? Responsabilizar-se pela utiliza‡Æo, manuten‡Æo e conserva‡Æo de equipamentos e instrumentais em uso nos ambientes especiais pr¢prios de sua  rea curricular; ? Fornecer ao coordenador escolar rela‡Æo de material de consumo necess rio ao desenvolvimento das atividades curriculares; ? Participar, no contexto escolar e/ou fora deste, de encontros que proporcionem sua forma‡Æo permanente; PROFESOR DE EDUCA€ÇO INFANTIL ? VOLANTE ? Substituir o professor regente nas suas ausˆncias e/ou outros impedimentos; ? Realizar atividades recreativas e trabalhos educacionais com as crian‡as atrav‚s de jogos, brincadeiras, desenhos e colagens; ? Acompanhar e orientar as crian‡as durante as refei‡äes, estimulando a" "aquisi‡Æo de bons h bitos alimentares, auxiliando as crian‡as menores na ingestÆo de alimentos na quantidade e forma adequada, oferecer mamadeira aos bebˆs, tomando o devido cuidado com o regurgito; ? Cuidar, estimular e orientar as crian‡as na aquisi‡Æo de h bitos de higiene, trocar fraldas, dar banho e escovar os dentes; ? Observar o comportamento das crian‡as durante o per¡odo de repouso e no desenvolvimento das atividades di rias, prestando os primeiros socorros quando necess rio e/ou relatando as ocorrˆncias nÆo rotineiras … chefia imediata para providˆncias subsequentes; ? Garantir a seguran‡a das crian‡as na Unidade Educacional; ? Cuidar do ambiente e dos materiais utilizados no desenvolvimento das atividades, organizando os objetos de uso pessoal das crian‡as; ? Planejar e promover atividades educativas junto …s crian‡as; ? Elaborar seu plano de trabalho, selecionando atividades e estrat‚gias que atendam aos objetivos propostos; ? Observar constantemente o educando, procurando identificar necessidades nas carˆncias de ordem social, psicol¢gica, material ou de sa£de que possam interferir no seu desenvolvimento, encaminhando-o aos servi‡os especializados de assistˆncia; ? Planejar as atividades do curso, sob orienta‡Æo da Assessoria Pedag¢gica, selecionando ou preparando textos e materiais pedag¢gicos adequados, para obter um roteiro que facilite as atividades educativas e o relacionamento educador - educando; ? Registrar as atividades (relat¢rios) desenvolvidas bem como todas as ocorrˆncias pertinentes para possibilitar a avalia‡Æo do desenvolvimento do aluno; ? Programar e participar de reuniäes do Conselho Escolar juntamente com os pais e respons veis dos educandos sob sua responsabilidade, esclarecendo-os quanto … a‡Æo educativa desenvolvida junto …s crian‡as; ? Participar do trabalho coletivo da equipe escolar, inclusive participa‡Æo nos grupos de forma‡Æo permanente e reuniäes pedag¢gicas; ? Responsabilizar-se pela utiliza‡Æo, manuten‡Æo e conserva‡Æo de equipamentos e instrumentais em uso nos ambientes especiais pr¢prios de sua  rea curricular; ? Fornecer ao coordenador escolar rela‡Æo de material de consumo necess rio ao desenvolvimento das atividades curriculares; ? Participar, no contexto escolar e/ou fora deste, de encontros que proporcionem sua forma‡Æo permanente; AUXILIAR DE LIMPEZA ? Manter a higiene, limpeza e arruma‡Æo das dependˆncias que lhe forem atribu¡das; ? Zela pela conserva‡Æo do pr‚dio, de suas dependˆncias internas e externas e do mobili rio em geral;" "? Manter o cuidado e preserva‡Æo dos recursos f¡sicos e did ticos; ? Participar do trabalho coletivo da equipe escolar, inclusive participa‡Æo nos grupos de forma‡Æo permanente e reuniäes pedag¢gicas; ? Cumprir as normas de higiene e seguran‡a do trabalho; COZINHEIRA ? Selecionar os ingredientes/mantimentos necess rios de acordo com o card pio do dia; ? Orientar os trabalhos de prepara‡Æo dos alimentos; ? Preparar refei‡äes e lanches; ? Controlar o estoque de ingredientes/mantimentos; ? Supervisionar os trabalhos de arruma‡Æo, limpeza e higiene da cozinha, dispensa e dos locais de refei‡äes; ? Supervisionar a esteriliza‡Æo dos utens¡lios de cozinha; ? Cumprir as normas de higiene e seguran‡a do trabalho; ? Participar do trabalho coletivo da equipe escolar, inclusive participa‡Æo nos grupos de forma‡Æo permanente e reuniäes pedag¢gicas; AUXILIAR DE COZINHA ? Respons vel pelo controle e higieniza‡Æo das lou‡as, e equipamentos da cozinha; ? Cumprir normas de higiene e seguran‡a do trabalho; ? Desempenhar outras tarefas que por suas caracter¡sticas se incluam na sua esfera de competˆncia em servir as crian‡as; AGENTE ESCOLAR ? Auxiliar na entrada e sa¡da dos alunos, garantindo seguran‡a e fluidez no processo; ? Colaborar na organiza‡Æo e manuten‡Æo dos ambientes comuns da escola; ? Apoiar logisticamente as atividades escolares e eventos institucionais; ? Recepcionar e orientar visitantes, mantendo postura acolhedora e respeitosa; ? Zelar pela seguran‡a dos alunos durante a permanˆncia nas dependˆncias da unidade; ? Contribuir para a ordem e disciplina nos espa‡os da escola com atitude proativa; ? Recebimento de entregas. Giovana Barbosa Leite de Oliveira RG.: 56.311.350-9 Presidente"